Seguidores

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Campo Grande, porta de entrada para o precioso Pantanal

Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul, nunca foi um destino que atraiu muito a minha atenção. Mas acabo de voltar de lá depois de gravar uma série de matérias para a TV TAM Nas Nuvens e trouxe várias dicas bacanas. Então, se um dia você também passar por ali, aproveite para curtir alguns lugares dessa cidade que é porta de entrada pra um dos cartões-postais mais lindos do Brasil: o Pantanal.

-       No Mato Grosso do Sul tem muito índio. Até aí, nenhuma novidade. Mas você sabia que em Campo Grande existe a primeira aldeia indígena urbana do Pais? Pois é. São cerca de 700 índios da etnia terena que vivem em 135 ocas de alvenaria, na Comunidade Marçal de Souza. Trata-se de um bairro com casas de alvenaria, sem muito charme. Mas o  legal dali é que uma mulher, Enir da Silva Bezzerra, foi eleita, de forma inédita, cacique desses índios e, uma vez na região,  visite o Memorial da Cultura Indígena. Esse sim tem várias peças de artesanato, como  belos vasos de cerâmica por um preço que vale muito a pena!
Eu e a primeira cacique mulher do Brasil

foto: Bê Jorge
-       Existe na cidade um dos maiores complexos de parques urbanos do mundo! E se você chegar no Parque das Nações Indígenas no finalzinho de tarde vai ver um momento surpreendente: dezenas de capivaras amontoadas prontinhas pra serem fotografadas. Incrível estar numa capital e ficar tão perto de bichinhos assim.  Em 2013 vai ser inaugurado ali um aquário que leva o projeto do arquiteto Ruy Ohtake, trazendo as principais espécies aquáticas do Estado. Ainda falando em parques, conheça de perto o trabalho feito no CRAS, o Centro de Reabilitação de Animais Silvestres, localizado no Parque do Prosa. Lá, um time de veterinários, biólogos e zootecnistas recebem animais do cerrado,  como onças pintadas, pardas, tucanos macacos e outros bichos abandonados ou recuperados do tráfico ilegal e os tratam para que possam voltar a viver livres na natureza. Atualmente o CRAS cuida da única anta albina do mundo!
Onça-pintada, lenda do Pantanal. Essa não tava pra conversa....
foto: Bê Jorge

A única anta albina do mundo! Essa que aparece comendo legumes, ok?
foto: Bê Jorge

Dezenas de capivaras "desfilam" pelo Parque das Nações Indígenas ao entardecer
foto: Bê Jorge
-       No Museu Dom Bosco não deixe de conhecer a ala dedicada à cultura indígena do Estado. Os cocares, fotos e objetos são expostos de forma belíssima e mostram o quanto a cultura brasileira merece ser registrada e, acima de tudo, preservada. Atualmente,  o MS tem a segunda maior população indígena do Brasil.
Indio da etnia Terena
foto: Bê Jorge
-       Feira Central: melhor pedida pra terminar um passeio pela cidade é provando o tradicional sobá, trazido ao MS pelos imigrantes japoneses. O prato é feito de massa de macarrão mergulhada em um caldo quente, com cheiro-verde, carne de porco, omelete em fios e gengibre. Fica ainda mais gostoso com shoyou. Aos sábados, a praça de alimentação da Feira Central fica lotada e as barracas chegam a vender até 6 mil sobás por noite!
Missão cumprida. A equipe da Tam Nas Nuvens no fim do dia de trabalho

Nos próximos posts, eu conto pra vocês como foi adentrar o Pantanal no lendário trem da região e um dia em meio a um dos ecossistemas mais importantes do Planeta. Até!



Um comentário:

  1. querida, adorei seu blog.
    muito bom viajar ne?
    também adoro!
    estou te seguindo
    beijos

    www.babioriani.blogspot.com

    ResponderExcluir