Seguidores

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

A minha Buenos Aires

Em frente a flor de metal, na Plaza de Las Naciones Unidas
 Livraria El Ateneu, livros e Gardel

 Verão florido no famoso Rosedal

 9 de Julio, umas das avenidas mais largas do mundo

"Achados" em uma das livrarias descoladas de Palermo Soho

Há algo de França e Espanha no ar. Peço perdão pelo clichê, mas Buenos Aires é um pedacinho da Europa logo aqui. Pelo menos é isso o que a gente sente à primeira vista. A capital Argentina é repleta de largas avenidas, ruas arborizadas, gente elegante - especialmente no inverno - e cafés espalhados por todos os lados. A cidade é bem planejada, fácil de ser explorada e agradável para viajantes de todas as idades e gostos, já que as opções de passeios vão desde restaurantes tradicionalíssimos, passando por shows de tango, a uma agitada vida noturna povoada de jovens turistas do mundo inteiro. Sim, a cidade é mesmo bem turística. Mas, o melhor de tudo, é quando a gente começa a criar um laço de intimidade com o lugar que visita. Só assim começamos a entender como funciona o cotidiano das pessoas e da cidade.
Entre viagens a passeio e a trabalho, já fui a Bs As pelo menos 80 vezes. Ok, muitas delas foram "bate-e-volta", mas tantas idas e vindas me fazem ter um olhar e um jeito diferente de curtir a cidade. E uma coisa, eu garanto: Hay siempre una “Buena Onda” en el aire!

* De primeira viagem:
Se você vai fazer sua primeira visita, não se preocupe em fugir do óbvio, que inclui um passeio pela Plaza de Mayo, onde está concentrada grande parte da história política do País. Mas dê um toque de charme ao roteiro. Ir a Buenos Aires e não assistir um show de tango é quase o mesmo que ir a Roma e não conhecer o Vaticano.
A mesma coisa vale para as carnes (parrillas) e vinhos. O Puerto Madero, região de armazéns antes deteriorada é, hoje, um dos pontos mais elegantes da cidade, reunindo prédios modernos, como o da Microsoft, a restaurantes de primeira, como o Cabaña Las Lilas (Av. Alicia Moreau de Justo, 516)  e La Caballeriza (na mesma avenida, nº 850). Se estiver passando por essa região durante o dia, vale dar uma volta, à pé, pelas margens do Rio de La Plata.
Tem pouco tempo pra conhecer a cidade? Então una o útil ao agradável. Faça uma reserva para jantar e assistir ao fantástico show de tango do Rojo Tango, o restaurante do hotel mais hype da cidade: O Faena Hotel + Universe (Martha Salotti, 445 Dique 2 Puerto Madero). Nada mais cool que atravessar o lobby de entrada decorado pelo badalado designer francês Philippe Starck. Ao chegar no Rojo, o espaço todo vermelho dá a sensação de estarmos em um moderno e luxuoso cabaré. A garrafa de champagne já está incluída e você só precisa curtir o espetáculo.

* Palermo Viejo:
Tem duas subdivisões: Palermo Soho, porque lembra o SoHo de NY, com ambiente boêmio e lojas modernas, e Palermo Hollywood, graças à grande quantidade de produtoras de cinema e tevê. 
O Soho, disparado, é meu bairro preferido na cidade. É simplesmente uma delícia caminhar pelas ruas conhecendo as últimas tendências locais em moda, decoração e design. O bairro é constantemente visitado por turistas europeus e brasileiros que, durante os finais de semana, agitam os arredores da Plaza Serrano onde acontece uma feira de rua bem bacana. Entre as minhas paradas obrigatórias estão a “Tienda Palácio” (Honduras, 5272 Palermo Soho) que traz objetos de decoração com ar retrô, a "Libros Del Pasaje"” (Thames, 1762 Palermo Soho ) onde você pode sentar no café acompanhado de um bom livro e o imenso cheese cake da casa, observando o movimento dos novos escritores locais e ouvir a seleção musical do DJ (atente para os cd’s que eles vendem por lá, alguns são edições raras no Brasil). Aliás, bem ao lado dessa livraria tem uma loja incrível de sapatos femininos, a Chico Ruiz, não são tão baratos, mas são especiais!). Também não faltam opções de restaurantes que vão desde o descolado ***Green Bamboo (restô vietnamita com decoração super bacana, cardápio interessante e drinks mais ainda. Fica na Costa Rica, 5802 Palermo Hollywood). Para curtir a dois um jantar de muito bom gosto e se surpreender com a gastronomia portenha moderna, faça reserva no ***Tegui (Costa Rita, 5852 Palermo Hollywood), comandado por Germán Martitegu, um dos chefes mais badalados do momento. O resto é ainda mais charmoso pela quase inexistente fachada grafitada que esconde o elegante salão. Tem ainda o menos pretensioso porém não menos gostoso “Bar 6” (Armênia, 1676 P.Soho) e o totalmente despretensioso “El Gardelito” (Thames, 1914 P.Soho),  ponto de encontro de amigos portenhos que batem papo comendo barato. Sem falar das magnetizantes vitrines. Boa pedida para as mulheres é a grife Maria Cher (El Salvador, 4714  P.Soho) mas vale caminhar pelas ruas por perto da praça Serrano e encontrar o seu estilo, está tudo ali.
Se for verão, não hesite em relaxar no final de tarde, tomando um drink na “terraza” de um resto-bar. É ótimo pra fazer novas amizades ou, simplesmente, esperar a noite chegar e partir para o próximo passeio.

Ainda em Palermo visite a  ***Livraria El Ateneo (Santa Fé, 1860). Existem, na cidade, algumas unidades, mas escolha a da Avenida Santa Fé, uma das maiores da América Latina. Ela fica em um teatro de 1919, que também já foi cinema. O espaço tem livros incríveis que você pode levar a um dos antigos camarotes do teatro e ali observar o belíssimo interior da construção, desde a cúpula até o palco no qual o mito Carlos Gardel se apresentou várias vezes. Mais cultural, impossível!

*Compras:
Esqueça a Calle Florida e a Galeria Pacífico! Aproveite o câmbio favorável para presentear os outros e a você mesmo. A Avenida Santa Fé, na altura do número 1600, é a Bond Street Argentina. É loja atrás de loja! Artigos bacanas por um precinho hermano.

*Recoleta:
Um dos bairros mais charmosos da cidade, concentra lojas caras, ruas ao estilo parisiense e casas pra lá de chiques. A noite é cheia de opções de restôs e baladas. Durante os finais-de-semana, acontece a famosa feira de artesanato com ar “hipponga” na qual, durante as tardes ensolaradas, os jovens conferem ao gramado da Plaza Francia, um certo clima Woodstook. E se a capital francesa tem o Cemitério de Père-Lachaise, aqui está o Cemitério da Recoleta, onde descansam personalidades como Eva Perón. São mais de 70 mausoléus declarados Monumentos Históricos Nacionais. Saindo de lá, dê uma parada na Iglesia Nuestra Señora del Pilar que fica logo ao lado. Um dos templos mais antigos da capital, construído em 1732, é lindo e, de quebra, não custa dar uma benzidinha, né?

***San Telmo:
Aos domingos, as lojas e antiquários deste bairro dividem espaço com as obras de artistas plásticos e apresentações de dança folclórica. Dê a volta completa pela Praça Dorrego, circundada por casarões históricos, e escolha um dos restaurantes ou bares para tomar uma cerveja e observar a movimentação da famosa feira que acontece desde a década de 70. Na Calle Defensa, 919 fica a loja ***L´Ago. Aposto que você não sai de lá sem levar pelo menos uma lâmpada nova para a sua casa! A loja de decoração traz objetos encantadores de design. Visita imperdível.

*La Boca:
O primeiro porto da cidade nasceu neste bairro tradicionalmente ocupado por imigrantes italianos que construíram suas casas de madeira e zinco e as pintaram com as sobras das tintas dos barcos. Resultado: ruas coloridas, com destaque para o Caminito, alegrada por casais bailando el tango e artistas pintando o cenário em telas.
Aqui também fica o maior símbolo de uma das grandes paixões argentinas: La Bombonera, o estádio do Boca Juniors. Lá dentro tem um museu contando a história do clube. Mas se você quiser mesmo entender o que se passa com esses maníacos por futebol e Diego Maradona, assista um clássico e sinta a força do “Ole Ole Ole Ole”!

*Museus:
Impossível conhecer os mais interessantes museus da cidade em uma única visita. Mas em um mesmo dia dá pra ir do conservador à face moderna da cultura.
O Museu Nacional de Bellas Artes (Av. Del Libertador, 1473), um dos maiores do mundo, tem mais de 10 mil obras na coleção permanente. De Rodin, passando por Monet, Paul Gauguin, El Greco e Goya. É de impressionar.
Já o Malba, Museu de Arte Latinoamericano (Av. Figueroa Alcorta, 3415), é o mais novo e modernoso de Buenos Aires. Uma ótima oportunidade para quem nunca viu quadros de Frida Khalo e Diego Rivera, além das exposições e inovações criadas por jovens artistas. Detalhe: O “Abaporu”, da nossa Tarsila do Amaral, foi vendido por U$ 1 milhão e quinhentos mil dólares e, hoje, mora lá. E ainda tem a lojinha do Museu que, apesar de um tanto cara, é super especial.

* Parques:
O dia está propício a pedaladas? Então, alugue uma bike (tem as Bicicletas Naranjas  na Nicarágua, 4825 P. Soho ) e vá aos Bosques de Palermo (Av. Del Libertador x Av. Sarmiento), circunde os lagos, faça uma pausa no famoso Rosedal (se for primavera prepare-se para o espetáculo das cores e dos perfumes das flores!) e continue o exercício até o Parque Ecológico da Costanera Sur e Reserva Ecológica (av. Tristán Achaval Rodríguez, 1550), cheia de pássaros e vegetação típica.
Mais relaxante ainda é passear pelo Jardim Japonês (Av. Figueroa Alcorta x Av. Casares). Criado em 1967, é um dos maiores fora do Japão, com direito a pontes vermelhas, carpas enormes e viveiro de bonsais. E pra entrar de vez no clima zen, participe da cerimônia do chá que acontece esporadicamente, ou ainda, marque um jantar no restaurante Japonês. Por alguns instantes você vai esquecer que está em um país latino.

* Un helado, por favor!
Herança dos imigrantes italianos, Bs As tem sorvetes cremosos e deliciosos. Faça frio ou calor, experimente o de Tiramissú, da Un Altra Volta (Av. Del Libertador, 3060 e mais 5 endereços) e o de chocolate com amêndoas (almendras) da sorveteria Fredo (Junín x Juncal, Recoleta), uma grande rede da cidade. Mas não hesite em pedir um helado de Dulce de Leche em pequenas sorveterias artesanais. É de saborear ajoelhado...

*Chás e Cafés:
Deve ter um café para cada habitante em Buenos Aires. Exageros à parte, é uma tradição entre os portenhos fazer uma pausa entre o trabalho e a volta para casa, jogando conversa fora com amigos ou com o desconhecido da mesa ao lado. Mas turista que é turista não pode deixar de conhecer e tirar fotos em pelo menos um dos mais tradicionais. Em ordem de importância são eles: Café Tortoni (Av. de Mayo, 825), Los Angelitos (Av. Rivadavia, 2100) e Las Violetas (Av. Rivadavia, 3899 Almagro). Se for no inverno, tome um “submarino”, uma caneca de leite quente com uma barra de chocolate mergulhada que vai derretendo aos poucos.
Quer ter um dia de luxo? Passe algumas horas no esplendoroso brunch do L´Orangerie, no Alvear Palace Hotel (Av. Alvear, 1891). Só a título de comparação: é como se você estivesse no Ritz, em Paris. Ah, e vá a pequena loja que fica na galeria ao lado e vende sofisticados blender’s de chás.
Buenos Aires também tem tradição em Patisserie. Experimente todos os tipos de pães doces que puder. Croissants e “media lunas” recheadas de doce de leite e chocolate estão nas vitrines de padarias que já valem a visita só pelo capricho na apresentação das guloseimas.

* Onde ficar:
Hospedar-se em um hotel-boutique é uma opção para sair daquele clima impessoal dos hotéis. Principalmente em Palermo Soho há vários deles. Com atendimento simpático, geralmente têm poucos quartos e ambiente charmoso que deixam a gente com vontade de imitar a decoração de alguns deles na nossa própria casa. O Five Cool Rooms (Honduras, 4742) tem clima moderninho com direito a jacuzzi no terraço. Já o Home (Honduras, 5860) é um sonho, tem SPA e clima relaxante. Outro lugar que adoro é o 1551 Palermo Boutique Hotel (Acuña de Figueroa, 1551) que tem só 5 suítes, cada uma com um estilo diferente. Se puder, escolha a Garden Deluxe Suíte. Toda branca, super romântica, fica em um jardim privativo em frente a piscina. Ou ainda a Luxury Master Suíte, muito confortável. Agora, se estiver buscando uma opção mais em conta, porém charmosa, opte pela Casa Bernarda (Uriarte 1942 www.bernardahouse.com.ar), um Bed&Breakfast super confortável, com o verdadeiro clima de uma casa portenha e muito bem localizado em P. Soho. Tem quarto de casal com banheiro privativo e com banheiro compartilhado, o que aqui não é um problema.

* Y otras milongas más:
Ficou empolgado com a dramaticidade e sensualidade do tango? Pois algumas baladas estão sendo antecipadas por aulas da dança em versão menos teatral, as chamadas Milongas. Você aprende os passos básicos mais cedo e atravessa a noite praticando na maior diversão!
Onde praticar: “Centro Region la Leonesa” (Humberto Primo, 1462 x San José Bairro Monserrat), dizem que é uma das melhores pistas da cidade. Se for às quintas, é necessário fazer reserva. “Soho Tango” (Cabrera, 4849 entre Armênia e Gurruchaga), atrai jovens e público internacional interessado em “novo tango”.

***  Detalhes que fazem a diferença:
-       Andar de táxi é barato e prático em Bs As. E, aliás, divertido, dependendo do condutor. Mas fique atento: prefira sempre chamar carros que tenham identificação. Se for sair da cidade em direção ao aeroporto internacional Ezeiza, use os serviços de rádio-táxi (p. ex. Táxi Premium) ou peça para a recepção do hotel agendar um “Remis”, é um pouco mais caro, porém, 100% seguro;
-       O Banco de La Nación Argentina, aberto 24hs e localizado dentro do  Aeroporto Internacional, oferece as melhores tarifas de câmbio entre Peso e Real (leve real e troque lá);
-       Sempre que puder, ande à pé. A cidade é toda plana e desse jeito você vai observar melhor as construções e a arquitetura da cidade. Preste atenção, também, nos quiosques de doces, bancas de frutas, verduras e flores espalhadas por todos os bairros. São ambientes que nos mostram cenas típicas do cotidiano portenho.

Ao contrário do que muita gente imagina, os argentinos não vêem os brasileiros como rivais, a não ser claro, que o assunto seja futebol. Na verdade, somos admirados pelos nossos hermanos que fazem questão de puxar papo, conhecer um pouco mais da nossa história e contar que conhecem o Brasil já que foram a Búzios e Floripa nos tempos áureos da economia argentina, quando dólar e peso estavam em 1 pra 1.
Bom, como viajar é sempre uma experiência pessoal, esqueça guias de bolso e dicas alheias, pelo menos em alguns momentos. Certamente isso vai te deixar livre para descobrir uma Buenos Aires que é a sua cara.
!Suerte y que aproveche!




Nenhum comentário:

Postar um comentário