Seguidores

terça-feira, 22 de março de 2011

Provence, uma inesquecível viagem pelo "Savoir Faire" francês

Romantismo, uma das melhores gastronomias mundiais, vinhos excepcionais, campos de lavanda, montanhas, praias, cidades medievais, séculos de história e muito, muito charme. Poucos lugares do Planeta reúnem tantos atrativos quanto a Provence. Não à toa, mestres da pintura como Van Gogh e Paul Cezánne se inspiraram na luz que torna únicas as cores desse pedaço do mundo. Se você ainda não é um, digamos assim, iniciado neste destino, já vou logo aproveitar a chance para te recomendar um pouco do melhor, o “creme de la creme”. Mas já aviso que neste texto vou deixar de fora dicas sobre a Côte D'Azur, ou Costa Azul, que também faz parte da Provence. Aqui vamos descer vales e subir montanhas.
Lá no topo de Rougon
Visual incomparável na região do Gorges du Verdon
Em primeiro lugar, alugue um carro. É muito mais fácil rodar pela região motorizado já que as distâncias são curtas e você terá mais liberdade para explorar tudo o que quiser. Fora a oportunidade de parar em todas as históricas vinícolas que encontrar pelo caminho e comprar vinhos de qualidade superior por valores baixíssimos. A viagem pode começar por Avignon. A cidade é grande, se comparada aos pequenos vilarejos da Provence, mas ainda assim, esbanja charme. Ali, a grande atração é o impressionante Palais des Papes, no qual viveu a corte papal francesa, durante o século XIV. No final do tour pelo palácio, visite a loja que vende os maravilhosos vinhos da região, como o famoso Châteauneuf-du-Pape. O Cube Hotel, onde fiquei, não tem luxo, mas é moderninho e o preço é justo. Aliás, o café-da-manhã é gostoso e servido no terraço, o que significa vista panorâmica de Avignon!!

Artista de rua em frente ao Palais des Papes
Avignon vista do alto
"Viajando" na construção
Você pode seguir a viagem rodando por várias vilas diferentes, 
dependendo do seu interesse. Se curte mercados e produtos regionais (o que na Provence quer dizer queijos, pães, frutas cristalizadas, patês e por aí vai...) informe-se sobre os dias da semana em que haverá mercado na rua. É um espetáculo a parte. Sobre hospedagem, vale a pena ficar nos chamados "Chambres D'Hote", hotéis típicos franceses. Existem vários tipos, desde os mais simples porém honestos, até os muito charmosos e também bem caros.


A Provence de dar água na boca


Na região do Luberon, as cidadezinhas que recomendo são:
- Gordes: é a mais famosa entre os turistas. Suspensa em uma colina, a vila é dominada por um castelo do século XVI o que oferece um belo visual para fotos. Também é ali que fica a Abadia de Senanque, ideal para ser visitada entre julho e agosto, quando os campos de lavanda estão totalmente floridos e se transformam no maior cartão postal da Provence. Se estiver em Gordes no verão, procure pelo brasileiro Rene Nunes que faz o maior sucesso tocando MPB no melhor clima francês. Neste ano, ele se apresenta no restaurante Le Renaissance, nas dependências do castelo, de 25 a 30 de junho.
Cena de cartão postal em Gordes

- Fontaine-de-Vaucluse: o visual ali é diferente graças aos mananciais do Rio Sorgue, o mais forte da França. Você pode passar o dia e almoçar em um dos restaurantes a beira da água verde clara.



- Lacoste: hoje quase todo o vilarejo pertence ao estilista Pierre Cardin. Não deixe de ir ao topo e visitar o famoso castelo do Marquês de Sade. 


- Le Baux-de-Provence: uma cidadela abandonada no alto de um grande planalto rochoso virou atração turística. É pra passar o dia caminhando pelas ruelas com suas lojinhas e janelas enfeitadas com vasos de flores. Foi lá que experimentei os deliciosos e inventivos chocolates do famoso chocolatier Joel Durand. Diz a lenda que na Era Medieval, Le Baux era habitada por bruxas e gnomos. Não duvido. Pense nisso quando estiver lá no alto, nas ruínas do castelo, olhando para a vista do Vale do Inferno. E volte correndo, antes de escurecer...

Nas ruínas de Le Baux, lembranças de um passado não muito agradável...

Bonnieux: quanto charme! Ande por todas as vielas, visite as lojas típicas, faça pic-nic na rua (e ouça "bon apetit" de todos que vão passar perto de você), esbanje jantando no restaurante La Bastide de Capelongue, do chef Edouard Loubet, ou no Le Fournil... Faça o que quiser. Mas não deixe de conhecer Bonnieux. Lá, fiquei hospedada no La Bouquièr, um Chambre D'Hote há quinze minutos da vila, que vale 100% pela acomodação, pela simpatia e pelo autêntico clima provençal.


Bonnieux em momento bucólico
Depois de se perder nas incontáveis rotatórias que levam às diferentes cidades provençais, vamos agora ao meu ponto preferido do mapa. A Provence a que vou me referir agora é pouco conhecida, porém, muito especial. É no chamado Gorges du Verdon com seu rio de impressionantes águas verdes claras, provenientes do degelo dos Alpes, que ficam as montanhas e os vales mais bonitos de toda a região e de, provavelmente, toda a Europa, sem exagero. 
Aiguines e o castelo do séc. XVII a esquerda
Aliás, esse é um destino super procurado pelos pelos próprios franceses e amantes de esportes radicais. Eu poderia citar vilas como Rougon, no alto, bem no alto, ou Aiguines, que fica às margens do belíssimo lago Sain-Croix. Mas, sem dúvida, um dos lugares mais encantadores que já visitei em toda a minha vida atende pelo simpático nome de Moustiers-Ste-Marie. 
Andar a noite pelas ruelas de Moustiers é como se transportar para outra Era


Moustiers ao cair da tarde
Fundada na época das Cruzadas, esta aldeia fica em um imenso desfiladeiro, adornado por dois cumes e, para completar, ainda tem uma cachoeira cortando o vilarejo. Cenário de filme. Boa dica para se ter uma visão panorâmica de toda essa maravilha é subir até a bela igreja de Notre-Dame-de-Beauvoir. Moustiers também é famosa pela cerâmica que produz, a faïence. Olha, ainda existem muitos lugares que quero conhecer nesse mundo, mas acho que já escolhi aquele em que seria perfeito dedicar meus últimos anos, com simplicidade e puro deleite. Dá até pra me imaginar andando pelas ruelas de Moustiers, vestida de saia longa e lenço na cabeça, entregue de corpo e alma ao sábio espírito do “Savoir Faire” francês. Sonhar não custa nada, né? Ah, pra terminar, deixo aqui um “salve” especial a um certo Peter Mayle. Merci beaucoup!








2 comentários:

  1. Oi Carla, lindo post sobre a minha querida Provence. Desde que cheguei por aqui em 2004, me apaixonei pela regiao e a cada dia descubro um novo motivo para gostar ainda mais de Aix-en-Provence e companhia. Venha me fazer uma visita quando puder: www.naprovence.com
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Olá a todos!

    - A Primavera na Provença e Cotê D´’Ázur
    - O Inverno na Toscana
    - Veneza no Inverno

    Relato de viagem com muitas dicas em:

    http://www.reviajar.net

    Fiquem bem! E boas viagens!

    ResponderExcluir