Seguidores

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Caraíva, o Paraíso é logo ali

Qual sua percepção do Paraíso? A minha é basicamente assim: uma vila onde se chega apenas de canoa, com ruas de areia, delimitada por um belo rio que forma uma barra ornada por coqueiros, no ponto onde encontra o mar. Do outro lado, uma área preservada de reserva indígena. E se a gente imaginasse esse mesmo lugar, só que a noite? A lua surgindo no oceano, vermelha e imensa. Não, não! Vamos tirar a lua e pintar o céu com a Via Láctea e milhões e milhões de estrelas que parecem tão perto que poderíamos até tocá-las. Eu sei,  cenário de conto de fadas? E é mesmo! Mas eu quase posso garantir que essas tais fadas, ali, são reais. O meu pedaço de Paraíso na Terra atende pelo nome de Caraíva e, me pergunte por quê, é mais especial do que muitos recantos charmosos do sul da Bahia.
O mapa da mina!
 Fim de tarde, a caminho do Boteco do Pará - foto: "Rogéria Ceni"
A Vila de Caraíva
O lugar que hoje vem sendo descoberto por famosos de revistas e descolados de plantão, já é, há muito, refúgio de pessoas especiais que buscam uma fonte de energia para se conectar a natureza. E que natureza. Experimente atravessar o famoso rio Caraíva e caminhar três quilômetros pela praia, em direção a Trancoso. Caminho com paisagens para transcender. Uma infinidade de coqueirais ao longe, um chapéu de sol que parece ter sido estrategicamente posicionado, e a praia do Satú, um caboclo que vive por lá há trinta anos ajudando a preservar o lugar. 
O Paraíso é logo ali...
Um pouco mais adiante, o prêmio maior para quem se animou a fazer a caminhada: duas lagoas de águas mornas que, a primeira vista, parecem miragem. 

"Day off" na Lagoa do Satu
Fim de tarde, de volta a vila, a pedida é o Boteco do Pará, na beira do rio. Mais uma experiência única, só que agora regada a Netuno, um bebida a base de gengibre, e porções de pastéis de sabor inenarráveis, como o de arraia. Há muito o que fazer em Caraíva, como descer o rio de bóia, tentar descobrir qual é a receita da famosa “Nega Maluca”, doce feito pela Duca, um ícone da vila, caminhar a noite pela rua do rio e comprar artesanatos charmosos, rodopiar a noite toda no forró, curtir a noite no sensacional Bar Lagoa, amanhecer na padoca 24hs, tomar umas e outras na Cachaçaria Busca Vida, conhecer a aldeia indígena, e por aí vai... Mas, quer saber? Nada de afobação, afinal de contas, essa terra aqui não combina com o corre-corre de quem vive na cidade grande. E não se acanhe caso atravesse o rio de canoa para “tomar de volta o rumo da vida real” com lágrimas nos olhos. É apenas a magia de Caraíva dizendo pra você voltar.

A seguir, algumas dicas práticas pra você aproveitar a sua viagem

O que fazer:
Se tiver vários dias pra curtir a região, pegue um buggy e passe o dia na Ponta do Corumbau. O cenário é deslumbrante, principalmente nos dias de sol; Em outro dia, encare uma caminhada de 7km’s pela praia até Curuípe, que ganhou fama como Praia do Espelho. O caminho inclui uma subida pelas falésias que levam a uma das mais espetaculares vistas do litoral do Brasil. A volta para Caraíva pode ser feita no fim do dia de barco ou, pela estrada, de táxi.

Onde ficar:
Caraíva tem vários estilos de pousadas. Se estiver buscando charme fique na Estrela do Mar ou na San Antonio. A Vila do Mar é perfeita pra quem não dispensa o luxo de ter uma piscina em frente ao mar. A Cores do Mar fica estrategicamente localizada ao lado do Bar da Praia, ideal pra quem curte passar o dia na praia com agito e “azaração”. Já a Pousada da Barra fica na curva entre a barra do rio e o mar, ótima opção para vivenciar um amanhecer de paz. Se quiser algo ainda mais exclusivo e isolado, a dica é a Pousada do Camarão que figura no roteiro das pousadas de charme do Brasil. Localizada depois do rio, no sentido de Trancoso, tem apenas 6 quartos. Mordomia e esconderijo V.I.P.!
As tradicionais casinhas de Caraíva. Foto: "Rogéria Ceni"
Onde comer:
Pelo menos uma vez, tome café-da-manhã na Mercearia do Xandó. Frutas, iogurte, granola, pãozinho com queijo e ovos, café, sucos... É um dos mais fartos da vila e com o melhor preço. Fora o carinho do Família Xandó. Saiba também que várias pousadas abrem seus cafés-da-manhã para não hóspedes.

Para um jantar romântico, a luz de velas, recomendo experimentar as massas feitas no charmoso Mangue Sereno. O meu prato preferido é o ravióli de banana da terra com molho de camarão e curry. Campeão! Mas vá tarde, por volta das 21hs30, se não quiser esperar horas para ser servido! Em Caraíva, os serviços já melhoraram muito, mas ainda assim são lentos. Não adianta estressar. O ritmo das coisas por lá é diferente.
Até quem é de São Paulo se surpreende com a famosa pizza do Guga. A massa é fininha e você pode entrar no sistema de rodízio, mas só vale a pena pra quem realmente come bastante. Se não, escolha os sabores a la carte. Guarde espaço no estômago para a famosa pizza de banana com chocolate. Pode acreditar no que digo: você nunca experimentou nenhuma pizza doce tão bem feita e deliciosa quanto essa, com direito a bordinha crocante e chocolate no ponto perfeito. O nome da iguaria já diz tudo: Incrível!
Falando em pizza, reserve uma noite para jantar no Bar do Porto. A verdade é que aqui a pizza não é nenhum primor, mas nas noites em que a banda de chorinho se apresenta, a atmosfera do lugar ganha um ar mágico, iluminado pelas lindas velas decoradas de Caraíva. Detalhe: à beira do rio.
Relax:
Em Caraíva você não tem escapatória, a não ser caminhar, a menos que você resolva contratar os serviços de táxi, o que aqui significa, carroças puxadas por mulas. As ruas são todas de areia, algumas bem fofas, diga-se de passagem. Mas isso só vai te fazer voltar pra casa com as pernas mais fortes e mais saudáveis. Ande de chinelo (o único calçado que você vai precisar nos dias em que estiver por lá, olha que chato!) se  não quiser pegar bicho-de-pé. Mas sabe de uma coisa? Se pegar, lembre-se que você está na Bahia, deite numa confortável rede, curta aquela coceirinha gostooosa no pé e deixe pra cuidar disso quando as férias acabarem...
Precisa dizer mais? Foto: "Rogéria Ceni"
Sempre bom lembrar de agradecer o privilégio de estar ali
Foto: "Rogéria Ceni"
Foto: "Rogéria Ceni"






3 comentários:

  1. excelente texto, cuin! a gente vai lendo e parece que estamos lá. e, que ótimo caraíva ser o nosso paraíso terrestre! não troco esse lugar por nenhum outro...bjo. Lu

    ResponderExcluir
  2. Lugar mágico e muito especial, e seu texto diz muito, muito mesmo, confesso que senti o cheiro de lá...esse paraíso depende de todos nós, pois nossos atos nas grandes cidades e lá mesmo podem ameaçar lugares como este que amamos tanto, vamos fazer nossa parte? Parabéns Carla pelo artigo, e este paraíso é nosso, brasileiro por descobrimento. Viva a psilogia Caraivática! MAU

    ResponderExcluir
  3. Que saudade que deu!!! Bjs Carlota! Lu (Van)

    ResponderExcluir